Seminário de Arquitetura dos Açores, Arquitetura nos Açores

Eu sou um título. Clique duas vezes para editar-me.
Eu sou um título. Clique duas vezes para editar-me.
Eu sou um título. Clique duas vezes para editar-me.
Eu sou um título. Clique duas vezes para editar-me.

Seminário de Arquitetura dos Açores, Arquitetura nos Açores

I Seminário de Arquitetura dos Açores A arquitetura nos Açores

Balanço

O I Seminário de Arquitetura dos Açores desenvolveu-se os dias 13 e 14 de Setembro no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, consegui reunir mais de 100 pessoas, entre elas constavam arquitetos, arquitetos estagiários, engenheiros, outros profissionais e estudantes.
Na abertura do evento esteve presente Secretário Regional da Ciência e Tecnologia e Equipamentos a necessidade, Dr. José Contente o Presidente do Concelho Diretivo Regional Sul da PA, Arq. Rui Alexandre e o Presidente da Delegação Açores.
As palestras decorreram ao longo dos 2 dias, tendo sido abordado no primeiro dia do evento as questões relacionadas com a experiencia da prática profissional como a visão interna e externa sobra a arquitetura açoriana. Tendo-se passado pelas zonas históricas com o intuito de recuperação e reabilitação do património.
No segundo dia do evento foram abordadas as questões mais técnicas relacionadas com a especificidade da arquitetura açoriana, tais como os materiais utilizados nomeadamente a pedra vulcânica e as patologias encontradas no nosso arquipélago. Para além da parte interdisciplinar da prática da arquitetura como a cooperação com a engenharia e o valor da construção.
Na sessão de enceramento esteve o Diretor Regional da Cultura, Dr Paulo Brunos, o Presidente do Concelho Diretivo Regional Sul da PA, Arq. Rui Alexandre que deixou o desafio da recuperação da Estalagem da Serreta e o Presidente da Delegação Açores.
A importância de palestras desta são extremamente significativas no envolvimento das pessoas, troca de experiencias, e divulgação da arquitetura no arquipélago, assim prevê-se que este evento seja bienal.

As apresentações podem ser consultadas no separador dos Oradores